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Plataformas digitais na avaliação formativa em contexto de sala de aula turma T1

Apresentação

As ferramentas digitais podem ser uma excelente maneira de aprimorar a prática da avaliação formativa dentro e fora da sala de aula. A avaliação formativa é um processo pedagógico que ocorre de forma sistemática, contínua e interativa, permitindo ao aluno a compreensão do seu progresso, bem como das suas necessidades no domínio da aprendizagem. A avaliação formativa permite assim uma adequação à diversidade de perfis dos alunos e a estes, consequentemente, uma melhoria do seu aproveitamento. A utilização de ferramentas digitais pode trazer muitas vantagens para a avaliação formativa, como a possibilidade de personalização, a facilidade de acesso e a possibilidade de feedback imediato. Além disso, as ferramentas digitais podem ajudar a tornar a avaliação formativa mais eficiente e eficaz, permitindo que os professores recolham e analisem os dados de forma mais rápida e precisa.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

• Construir instrumentos digitais de recolha de informação e diversificação dos instrumentos de avaliação. • Utilizar ferramentas digitais para aprimorar a avaliação formativa em sala de aula. • Personalizar a avaliação formativa para atender às necessidades individuais dos alunos. • Fornecer feedback imediato aos alunos para que possam melhorar o seu desempenho. • Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica;

Conteúdos

1- Compreender o papel da avaliação formativa na melhoria das aprendizagens- 2 horas; 2- Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores - 2 horas; 3- Sensibilizar os formandos para a importância da avaliação pedagógica no contexto da necessária alteração das práticas pedagógicas 1 hora 4- Diversificação dos processos de recolha de informação para avaliação - 3 horas 5- Construção de instrumentos digitais de avaliação com recurso à aplicação Forms - 4 horas; 6- Construção de instrumentos digitais de avaliação com recurso à aplicação Intuitivo - 7 horas; 7- Elaboração de recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica - 4 horas 8- Apresentação, discussão e avaliação dos materiais desenvolvidos no âmbito da ação – 2 horas

Metodologias

As sessões decorrerão com base num pluralismo metodológico, com o recurso a estratégias diversificadas, significativas e motivadoras, de forma a garantir o desenvolvimento dos objetivos delineados, numa vertente teórico/prática, a saber: - Sessões expositivas; - Utilização de elementos multimédia; - Apresentação e discussão de vídeos; - Sessões práticas de partilha de experiências. Aulas teóricas e práticas

Avaliação

Os trabalhos escritos individuais, serão avaliados de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. Modelo de Avaliação da Ação a) pelos formandos: resposta a um inquérito elaborado para o efeito; b) pelo formador: resposta a um inquérito elaborado para o efeito;

Bibliografia

Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas.Fernandes, D. (2004). Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios. Cacém: Texto Editores. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5509]Pensar a avaliação, melhorar a aprendizagem: Instituto de inovação educacional.

Anexo(s)

AN

Formador

Paulo Jorge Fernandes dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 05-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 12-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 19-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 30-11-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
6 30-11-2024 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
7 03-12-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 10-12-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 29-10-2024
Fim: 10-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-130527/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral