Introdução ao Python turma T1
Apresentação
Diversificação de temas de currículo e pensamento computacional. No contexto específico do pensamento computacional (mas que facilmente se generaliza para os outros componentes), a estruturação e resolução de problemas usando uma linguagem de programação (como o Python) apresenta-se simultaneamente como um recurso útil (também no sentido da sua versatilidade) e uma forma direta e explícita de nutrir esse pensamento. Esta ação pretende precisamente fornecer bases simples de programação em Python que permita abordar alguns dos problemas dos currículos do 10º ao 12º ano de Matemática A.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Os objetivos principais desta formação são: Introduzir conceitos básicos da programação em Python e algoritmia; Praticar a elaboração de programas pequenos que leiam valores e produzam resultados; Modelar problemas dos currículos de Matemática A do 10º ao 12º em Python; Fornecer alguns conhecimentos base que permitam aos formandos perseguir o estudo de programação em Python no contexto da profissão.
Conteúdos
Introdução a conceitos básicos de programação (variáveis, estruturas de dados e controlo de fluxo, introdução de dados) – 2 horas Formulação e resolução de problemas relacionados com funções e Formulação e resolução de problemas de probabilidades e estatística – 2 horas Formulação e resolução de problemas relacionados com sucessões – 2 horas
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 25-10-2024 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |