Perturbação do Espectro do Autismo - A colaboração entre Pediatria e Educação turma T1
Apresentação
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma das mais latentes perturbações do desenvolvimento humano e afeta, atualmente, cerca de 1% da população (DSM-5, 2013). Pelo crescente diagnóstico e pela diversidade das manifestações desta perturbação, os profissionais de educação necessitam de estar a par da caracterização, bem como da intervenção possível de forma a encontrar a melhor resposta a cada criança/aluno com PEA. Importa atualizar o conhecimento científico, refletir sobre o mesmo, para o poder aplicar à prática profissional.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Conhecer o conceito de Perturbação do Espectro do Autismo; - Reconhecer a importância da Intervenção Precoce como mais-valia na articulação e intervenção em contexto escolar; - Reconhecer os sinais de alerta da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) nas diferentes faixas etárias.
Conteúdos
Caraterísticas da Perturbação do Espectro do Autismo; Critérios de Diagnóstico; Áreas de intervenção.
Formador
Sónia Pereira Camba
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-12-2024 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |