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Perturbação do Espectro do Autismo - A colaboração entre Pediatria e Educação turma T1

Apresentação

A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma das mais latentes perturbações do desenvolvimento humano e afeta, atualmente, cerca de 1% da população (DSM-5, 2013). Pelo crescente diagnóstico e pela diversidade das manifestações desta perturbação, os profissionais de educação necessitam de estar a par da caracterização, bem como da intervenção possível de forma a encontrar a melhor resposta a cada criança/aluno com PEA. Importa atualizar o conhecimento científico, refletir sobre o mesmo, para o poder aplicar à prática profissional.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Conhecer o conceito de Perturbação do Espectro do Autismo; - Reconhecer a importância da Intervenção Precoce como mais-valia na articulação e intervenção em contexto escolar; - Reconhecer os sinais de alerta da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) nas diferentes faixas etárias.

Conteúdos

Caraterísticas da Perturbação do Espectro do Autismo; Critérios de Diagnóstico; Áreas de intervenção.

Formador

Sónia Pereira Camba

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-12-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 06-12-2024
Fim: 06-12-2024
Acreditação: ACD Nº 5
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã