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História Local e Património Cultural: Construir roteiros/projetos de expansão da sala de aula turma T1

Apresentação

O ensino da História Local apresenta-se como um ponto de partida para a aprendizagem da História e Património nacionais, pela possibilidade de trabalhar com a realidade mais próxima das relações sociais que se estabelecem entre educador/educando/sociedade e o meio em que vivem e atuam. O local é o espaço primeiro de atuação do homem, por isso, o ensino da História Local precisa configurar uma oportunidade de refletir acerca das ações dos que ali vivem como sujeitos históricos e cidadãos. Assim sendo, o ensino de História Local pode configurar-se como um espaço de construção da reflexão crítica da realidade social, considerando-se que o local e o presente são referentes para o processo de construção de identidade individual e coletiva. Embora esse campo de conhecimento ainda não esteja suficientemente explorado pela investigação científica, demonstrado pela incipiente quantidade de trabalhos publicados sobre o tema, o seu estudo constitui-se numa necessidade de aprofundamento para todos os interessados no ensino de História. Embora o estudo do ensino da História Local e Regional esteja na berlinda, existe uma dissociação entre o que é proposto e o que é desenvolvido na formação dos alunos. As fontes e os documentos disponibilizados pelos órgãos de poder locais visam a transmissão de ideias, levando alunos e professores a limitarem-se à preservação da memória da elite local, contribuindo para a construção de uma identidade coletiva e individual a partir desse referencial. Pretende-se formar os professores para a função de mediadores entre a Escola, os seus beneficiários e o território, sendo estes o primeiro contacto crítico que o público infantojuvenil tem com os Patrimónios, a Cultura, a Arte e a Literatura.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 240, 400, 420 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 240, 400, 420 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 240, 400, 420 e 600.

Objetivos

• Olhar o território em que se insere a Escola e identificar entre os equipamentos e eventos culturais e unidades patrimoniais quais os que se relacionam com os seus currículos e com as temáticas gerais de interesse dos alunos • Perspetivar o estudo do espaço como um instrumento privilegiado para a valorização do património histórico cultural • Desenvolver competências de pesquisa e pensamento crítico sobre o meio local mobilizando e integrando saberes • Utilizar fontes e métodos da História local • Refletir sobre temas relacionados com cidadania patrimonial • Intervir em áreas de identificação, gestão, valorização e divulgação do património cultural escrito e oral na comunidade • Estabelecer redes de comunicação e de trabalhos entre os intervenientes nos processos de forma a existirem práticas articuladas, coerentes e assentes nos valores e princípios globais • Construir um projeto temático de expansão da sala de aula que usufrua da oferta cultural local e permita vínculos e identidades entre a comunidade Escolar e o território • Definir um projeto transdisciplinar para a Escola que a torne numa unidade social dinâmica, num espaço privilegiado de cidadania.

Conteúdos

Este processo, assente no ato reflexivo e crítico das posturas assumidas no exercício profissional e no conhecimento local, contribuirá para a construção de uma nova ordem escolar e social. Assim, o reconhecimento da centralidade da memória, identidade e sentido de pertença, ganham destaque e consolidam a importância dos estudos locais no cenário comunitário. Desta forma, pretende-se criar uma interação que permita a partilha de experiências, um diálogo aprofundado entre profissionais educativos e outros agentes culturais, como as autarquias e instituições culturais locais. Portanto e no sentido de fazer uma pedagogia e didática que resulte em maior motivação para os alunos e, sobretudo, aprendizagem que seja significativa para o discente, procura-se dar a conhecer e aprofundar um conjunto de percursos, meios, atividades do ensino e da aprendizagem de estudos locais, patrimoniais e históricos, que sejam utilizadas como um campo em que o aluno é ator, pesquisador, construtor, aprendiz do seu conhecimento, motivando-o para a descoberta e conhecimento do seu património cultural, cativando-o para aprendizagens mais interessantes para ele. Os conteúdos propostos da ação, situam-se na utilização de um conjunto de métodos ativos e dinâmicos que ajudem o aluno a aprender e a ser autor e construtor do seu percurso. Desta forma, propomos um compromisso com certos princípios básicos do trabalho científico, agora com paradigmas de critérios mais qualitativos, de caráter mais subjetivo, baseado em teorias e métodos de análise mais qualitativa, em que o aluno participa e é ator no processo de aprendizagem, usando preferencialmente a metodologia de trabalho projeto. Conteúdos de História local: 1.1. Importância da História local na era da globalização – 4h 1.2. História local e identidade nacional 1.3. Fontes e métodos da História local 2. Património e Cidadania – 4h 2.1. Conceito e tipologias de património: sua evolução 2.2. Proteção do Património: legislações e convenções nacionais e internacionais 2.3. Património como elemento gerador de identidades, heranças e espaços de memória 2.4. – Definição e tipologias de Patrimónios, Equipamentos e Eventos Culturais, Disciplinas Artísticas e tempos de criação ao longo da História da Arte e da Literatura. 2.5. Tipologias de roteiros com enfoque nos Artísticos, Literários e dos Patrimónios. 3. Desafios dos Estudos Locais: intervir e proteger – 4h 3.1. Educação Cívica e preservação do património monumental, ambiental e cultural 3.2. Possíveis experiências de aprendizagem no Ensino 4. Interação com o meio - desafios e propostas – 10h 4.1. Elaboração e adaptação de documentos estruturantes tendo em conta a visão, missão e valores da comunidade, produzindo possíveis instrumentos de intervenção local, como roteiros, guiões, peddy paper, índices, mapas, panfletos. 4.2. Construção de roteiros / projetos de descoberta do território e/ou de experimentação artística. 4.2.1. – Construção de materiais pedagógicos pré e pós atividades. 4.2.2. – Metodologias de implementação e de avaliação de resultados… 4.3. Desenvolvimento de projetos de empreendedorismo para jovens, envolvendo escolas, empresas e município 4.4. Criação de documentos e instrumentos comuns para o desenvolvimento de competências em literacia da informação 5 - Metodologia de projeto para a criação de um projeto de Escola que expanda a sala de aula para o território. – 3h

Metodologias

Haverá interação teoria-prática, debate e construção de produtos que possam ser usados como em visitas de estudo. A metodologia usada centra-se na dialética entre a informação fornecida pelo formador e o trabalho desenvolvido valorizando a interação entre História Local, História Nacional e Cidadania Patrimonial. Os conteúdos serão abordados através de: - Enquadramento teórico e sínteses de conteúdos científicos - Atividades de pesquisa e recolha de informação em pequeno e médio grupo - Trabalho de campo - Acompanhamento dos trabalhos - Apresentação de trabalhos. Usando a metodologia de trabalho projeto, adota-se uma perspetiva de investigação sobre a prática docente e tem como objetivo apresentar, interpretar e analisar o processo de desenvolvimento de um projeto empreendedor local cujos resultados derivam do envolvimento e interação dos seus atores. Os formandos são convidados a elaborar e adaptar documentos estruturantes produzindo instrumentos de intervenção como: - Roteiros, guiões, peddy paper, índices, panfletos ou desenvolver projetos de empreendedorismo que envolvam escolas, empresas e municípios ou criar um banco de recursos pedagógicos

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões de avaliação são: a participação, trabalho de grupo e o trabalho individual, com as seguintes ponderações: - Participação, interesse e motivação nas atividades – 30% - Qualidade do trabalho produzido – 40% - Relatório crítico final individual do trabalho desenvolvido – 30% Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação e pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores.

Bibliografia

ALARCÃO, Jorge de, 1987 -DUARTE, Ana, 1993 -MARINAS, José Miguel; SANTAMARINA, Cristina, 1983 -RIBEIRO, Adelaide de Almeida, 1991 -TAVARES, António, 2000 -

Anexo(s)

Observações

ADIADA - DATA DE INÍCIO: 12/11/2024

Formador

Márcio Sérgio Costa Barbosa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-11-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 14-11-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 19-11-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 21-11-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 26-11-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 28-11-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
7 03-12-2024 (Terça-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Online assíncrona
8 05-12-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
Início: 12-11-2024
Fim: 10-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121673/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online