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Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE): Desenho, Implementação, Comunicação e Avaliação. turma T2

Apresentação

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente O desenvolvimento da competência digital das UO é uma dimensão fundamental na qualidade do trabalho de ensino e aprendizagem realizado nas escolas. Existem referenciais europeus que enquadram o desenvolvimento digital das escolas: o DigCompEdu enquadra a necessária competência digital dos docentes e o DigCompOrg as UO, no desenvolvimento da sua competência digital. Através destes referenciais, o propósito do curso é apoiar as escolas e os professores no seu desenvolvimento integral, através da criação de PADDE, desenvolvidos no âmbito do Plano de Capacitação Digital dos Docentes, promovido pela Direção-Geral da Educação.

Destinatários

Todos os Professores / Equipas de Desenvolvimento Digital

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Todos os Professores / Equipas de Desenvolvimento Digital.

Objetivos

Pretende-se apoiar as lideranças de topo e intermédias das escolas na promoção de estratégias e de ações integradoras do digital que permitam melhorar a qualidade do trabalho realizado. Na formação pretende-se que os docentes elaborem/reformulem o PADDE da sua Escola, num processo em rede e promotor de mudança organizacional. São objetivos específicos do curso: - refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos e digitais que com recurso a ferramentas e a ambientes digitais promovam a qualidade do processo educativo; - conceber/reformular um PADDE e implementar algumas ações nos contextos das escolas a partir de diagnósticos como a SELFIE for Schools e SELFIE for Teachers; - Incentivar os formandos a desenvolver trabalho colaborativo e fundacional.

Conteúdos

1. Documentos de enquadramento das políticas educativas. 2. A competência digital de uma organização educativa e processos de mudança para a melhoria da qualidade do trabalho. 3. Envolvimento profissional: processos de liderança na era digital e desenvolvimento profissional dos professores. 4. Inovação pedagógica nas organizações educativas com recursos digitais. 5. Estratégias de diagnóstico e de reflexão nas organizações educativas para a tomada de decisão: - DigCompEdu e SELFIE for Teachers - DigCompOrg e SELFIE for Schools 6. SELFIE PTK - Kit Pedagógico de apoio ao desenvolvimento digital das escolas: 6.1 Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas -Enquadramento, objetivos e dimensões de intervenção; -Desenho de ações; -Metodologias de implementação, monitorização e avaliação; -Estratégias de divulgação dos PADDE e dos seus resultados; -Processos de reflexão e reformulação dos PADDE.

Metodologias

Módulo 1 - Enquadramento (3 horas síncronas) Módulo 2 -A competência digital das escolas e envolvimento profissional (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas) Módulo 3 - Inovação pedagógica (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas) Módulo 4 - O diagnóstico e reflexão (2 horas síncronas e 2 horas assíncronas) Módulo 5 - SELFIE PTK e o PADDE (3 horas síncronas e 4 horas assíncronas) Módulo 6 -Apresentação e reflexão sobre a implementação de ações no âmbito do PAADE (3 horas síncronas) As sessões de formação, síncronas e assíncronas, destinam-se: à exploração de referenciais teóricos e de documentos orientadores, bem como à reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à reflexão sobre inovação em educação e lideranças na era digital; à realização de atividades práticas em ambiente colaborativo, de partilha e reflexão; à abordagem a estratégias e metodologias de desenvolvimento de projetos centrados na escola; ao desenho/reformulação dos PADDE das escolas dos formandos. Nas sessões assíncronas pretende-se que os formandos promovam a discussão e reflexão sobre: os resultados dos diagnósticos; o desenho/reformulação do PADDE e sua adaptação ao contexto e necessidades da escola; os resultados previstos da sua implementação. Na última sessão os formandos apresentarão os PADDE desenvolvidos, proporcionando-se momento de partilha e reflexão conjunta no sentido de obter melhorias nos respetivos planos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei n.0 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho n.0 4595/2015, de 6 de maio e com o "Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 1 O conforme indicado no Despacho n. 0 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Modelo

- Participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos. - Aplicação e análise de questionários de avaliação preenchidos pelos formadores e pelos formandos.

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education - guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pUpub/resources/publications/blended-learning-guidelines.htm Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdf Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora. Disponível em: https://ria.ua.pUbitstream/10773/24983/1 /Lucas_Moreira_2018_DigCompEdu.pdf Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational lnnovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/0pen_book_of_lnnovational_Education.pdf Kampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for Digitally- Competent Educational Organisations. Disponível em: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf

Anexo(s)

An2 PADDE

Formador

Paulo José F. da Silva Morais

Início: 15-01-2025
Fim: 25-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132171/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: None

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