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RED Ciências: Recursos educativos digitais de apoio ao ensino e à aprendizagem das ciências no 1.º CEB turma T1

Apresentação

O ensino experimental das ciências desde os primeiros anos de escolaridade é fundamental para a literacia científica dos indivíduos. Os RED_Ciências foram desenvolvidos no âmbito do projeto Recursos Educativos Digitais para o 1.º CEB (POCH-04-5267-FSE-000124), coordenado pela DGE e que envolveu investigadores da U. de Aveiro (Didática das Ciências) e U. Nova (Multimédia). A formação contínua no âmbito do uso e exploração de RED, é fundamental, em particular, no que respeita ao ensino experimental das ciências no 1.º CEB, em virtude do défice de formação nesta área e do défice de competências digitais dos professores. Urge formar professores do 1.º CEB com apoio em RED fundamentados e validados, como são os RED_Ciências.

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110.

Objetivos

Pretende-se que os formandos partilhem experiências e expectativas, trabalhando colaborativamente na elaboração de propostas formativas, com vista a: Aprofundar o conhecimento científico de conteúdo disciplinar e didático do ensino experimental das ciências no 1.ºCEB; Aprofundar o conhecimento curricular das temáticas tendo por base as orientações curriculares vigentes; Construir kits didáticos de suporte às atividades práticas propostas; Planificar, implementar e avaliar propostas educativas/formativas sobre as temáticas; Refletir sobre os efeitos desta formação no seu desenvolvimento profissional e pessoal; Aprofundar competências digitais, em particular, na exploração de temas de ciências.

Conteúdos

Sessão 1 - Ensino experimental das ciências no 1.º CEB com suporte a Recursos Educativos Digitais (2h) Apresentação e discussão de princípios/orientações fundamentais para o ensino das ciências no 1.º CEB; Apresentação global do projeto RED_Ciências. Exploração geral do site e respetivos recursos (perfil dos professor@s e perfil do alun@s) Sessões temáticas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 Sessão 2 - RED_Ciências Dissolução (3h) | Sessão 3 - RED_Ciências Luz, sombras e imagens (3h) Sessão 4 - RED_Ciências Flutuação (3h) | Sessão 5 - RED_Ciências Eletricidade (3h) | Sessão 6 - RED_Ciências Mudanças de estado físico (3h) | Sessão 7 - RED_Ciências Plantas (3h) | Sessão 8 - RED_Ciências Corpo Humano (3h) | Sessão 9 - RED_Sustentabilidade (3h) Cada uma das sessões temáticas engloba os seguintes conteúdos: Apresentação e discussão das atividades experimentais realizadas pelos formandos sobre os temas (testadas por eles próprios, como preparação prévia à aula, e/ou realizadas com crianças do 1.º CEB) Enquadramento conceptual sobre o tema da sessão; Enquadramento curricular do tema da sessão; Exploração de estratégias, atividades e recursos sobre o tema da sessão; Exploração de atividades de avaliação de aprendizagens das crianças e de instrumentos de registo de avaliação para os professores monitorizarem o desenvolvimento dessas aprendizagens. Sessão10: Apresentação de trabalhos e Avaliação da Formação (4h) Apresentação e discussão das atividades experimentais realizadas pelos formandos sobre os temas (testadas por eles próprios, como preparação prévia à aula, e/ou realizadas com crianças do 1.º CEB) Apresentação e discussão dos Posters com as propostas formativas para professores do 1ºCEB no âmbito dos RED_Ciências (trabalho de grupo). Avaliação da Oficina de Formação

Metodologias

rabalho online síncrono (20h) - participação, via Zoom, em 7 sessões de cariz teórico-prático. Haverá partes da sessão com a turma toda e outras partes em breakoutrooms. Serão usadas ferramentas ARS (ex. Slido, Mentimeter) para fomentar uma participação mais ativa e ferramentas colaborativas (ex. Miro, Google docs) para otimizar o trabalho de grupo. Trabalho presencial (10h) - participação em 2 sessões teórico-práticas, em que os professores realizarão as atividades experimentais de dois temas, e na sessão final de apresentação dos trabalhos e avaliação.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos desenvolvidos pelos formandos, bem como a elaboração de um trabalho final individual (em formato multimédia) por parte dos formandos. Excelente (de 9 a 10 valores) Muito Bom (de 8 a 8,9 valores) Bom (de 6,5 a 7,9 valores) Regular (de 5 a 6,4 valores) Insuficiente (de 1 a 4,9 valores) Os formandos serão avaliados com os seguintes critérios: Participação e contributos demonstrados ao longo das sessões: 40% Trabalho de aplicação de conteúdos: 60%

Bibliografia

Bybee, R. (2014). The BSCS 5E Instructional Model: Personal Reflections and Contemporary Implications, pp. 10-14, Science and Children, April/May 2014. https://education.sdsu.edu/dle/resources/05329-5E_instructional_Model_R_Bybee.pdfHarlen, W (2018). The teaching of science in primary schools (7ª Ed.). New York: Routledge.Martins, I. (2020). Revisitando orientações CTS / CTSA na educação e no ensino das ciências. Revista APEduC (2020), 01(01),13-29. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/63/1Silva, M. P. (2009). Avaliação das aprendizagens dos alunos do 1º CEB: impacte da formação em ensino experimental das ciências. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/handle/10773/1396Suduc, A-M; Bizoi, M. & Gorghiu, G. (2015). Inquiry Based Science Learning in Primary Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 205, 474 – 479. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042815050624

Início: 30-01-2025
Fim: 30-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-124548/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 60 h
Local: None