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II JORNADAS PELA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO SEM BARREIRAS - PARA ALÉM DA DIFERENÇA turma T1

Apresentação

Desde o reconhecimento das diferenças como fator de enriquecimento pedagógico até à implementação de estratégias de ensino diferenciadas, é essencial preparar os educadores para responder aos desafios de uma educação que acolha a pluralidade. Este evento é desenhado para promover o diálogo entre professores, investigadores e especialistas, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e inovadoras. Fundamentação: A Declaração de Salamanca (1994) estabelece a inclusão como um direito fundamental. No contexto português, o Decreto-Lei n.0 54/2018 reforça o quadro normativo para uma educação que valorize cada aluno, independentemente das suas capacidades ou características. Neste sentido, estas jornadas procuram traduzir a teoria em prática, capacitando os professores para lidar com a diversidade nas salas de aula e promover uma escola onde todos aprendam e participem. Relevância: As jornadas são de extrema importância, não apenas para a formação contínua dos docentes, mas também para o fortalecimento de uma cultura educativa inclusiva. Estas jornadas representam, assim, um passo significativo para consolidar uma comunidade educativa que vai além das diferenças, removendo barreiras e promovendo a igualdade de oportunidades.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Estimular nos professores uma consciência crítica sobre a importância de práticas pedagógicas inclusivas, desafiando preconceitos e promovendo a valorização da diversidade nas escolas. 2. Fornecer ferramentas e metodologias pedagógicas que permitam aos docentes adaptar o ensino às necessidades e potencialidades de todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais. 3. Criar um espaço de diálogo entre profissionais da educação, investigadores e especialistas, para a troca de conhecimentos e soluções inovadoras no combate às barreiras educativas. 4. Incentivar a criação de redes de cooperação entre professores, escolas e outros agentes educativos, promovendo uma abordagem integrada e participativa na construção de uma educação inclusiva e sem barreiras.

Conteúdos

Comunicações "Separatismo progressista" Ana Monteiro AEFHP "A ação da inspeção de educação e a construção da escola inclusiva" - Joaquim Brigas IGEC "Para além da diversidade: Desafios da educação inclusiva aos professores e à escola" Joaquim Melro DIRETOR DO CENTRO DE FORMAÇÃO ANTÓNIO SÉRGIO - LISBOA "Práticas pedagógicas na Dislexia." - Angelina Bedo IPG

Anexo(s)

Programa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-01-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
Início: 29-01-2025
Fim: 29-01-2025
Acreditação: AFCD nº____
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Auditório do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto