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Dinâmicas de aprendizagem através da Abordagem Metalinguística turma T1

Apresentação

A Abordagem Metalinguística, utilizada frequentemente para promover o desenvolvimento de competências linguísticas, é a que apresenta uma maior evidência científica quanto à sua eficácia (Ebbels, 2014). Seguindo os pressupostos do conceito de metalinguagem, que se refere à capacidade de refletir acerca dos diferentes componentes da língua, esta abordagem propõe a realização de um treino explícito da linguagem, com recurso a um suporte visual (escrita ou imagens) e à codificação de partes do discurso por meio de um sistema de cores e formas (Ebbels, 2014). A literatura refere que a utilização de uma representação visual da informação, auxilia as crianças e jovens a desenvolverem uma representação explícita e concreta das regras gramaticais da língua, traduzindo-se em melhorias significativas na capacidade de expressão e compreensão oral e escrita (Ebbels & Van der Lely, 2001). Vários são os programas e métodos de intervenção que integram esta abordagem, sendo o Colourful Semantics (Bryan, 1997) e o Shape Coding (Ebbels, 2007) dois exemplos mencionados na literatura internacional e o PROsyntax um programa que se encontra em desenvolvimento a nível nacional (Azevedo, Crespo, Lousada & Martins,in prep). A Abordagem Metalinguística pode ter várias aplicações ao nível do ensino, apresentando resultados comprovados não só no desenvolvimento da linguagem e metalinguagem, como também no desenvolvimento de competências de leitura e escrita e a aprendizagem de línguas estrangeiras.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.

Objetivos

- Compreender o conceito de metalinguagem; - Familiarizar-se com os diferentes domínios da metalinguagem; - Compreender a abordagem metalinguística; - Conhecer diferentes programas e métodos de intervenção metalinguísticos; - Compreender de que forma a abordagem metalinguística pode ser aplicada a diferentes dinâmicas de aprendizagem; - Explorar potencialidades da aplicação da abordagem metalinguística ao contexto de ensino; - Desenvolver habilidades para implementar a abordagem metalinguística na prática docente.

Conteúdos

Metalinguagem (6 horas)  Linguagem vs Metalinguagem  Consciência fonológica  Consciência semântica  Consciência sintática  Consciência pragmática Abordagens de Intervenção Metalinguísticas (6 horas)  Definição de Abordagens Metalinguísticas  Colourful Semantics  Shape Coding  PROsyntax Aplicação da Abordagem Metalinguística às dinâmicas de aprendizagem (6 horas)  Estimulação Linguagem  Leitura e Escrita  Gramática  Línguas Estrangeiras Desenvolvimento de dinâmicas de aprendizagem com base na Abordagem Metalinguística (7 horas)  Aplicação da Abordagem Metalinguística na prática docente.

Metodologias

Neste curso de formação as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvem-se emsessões teórico-práticas com recurso a metodologias de trabalho individual, a pares e de grupo, sempre contextualizadas na prática pedagógica dos formandos. Será promovida uma dinâmica facilitadora de debates e momentos de reflexão com base nas práticas/experiências dos formandos nos diferentes contextos da prática pedagógica.

Avaliação

A avaliação consta de: - Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões. - Elaboração de relatório final individual reflexivo. A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve aplicar-se a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (de 1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre Insuficiente e Excelente): Insuficiente: 1 a 4,9 pontos Regular: 5 a 6,4 pontos Bom: 6,5 a 7,9 pontos Muito Bom: 8 a 8,9 pontos Excelente: 9 a 10 pontos

Bibliografia

Bryan, A. (1997). Colourful semantics. In Language disorders in children and adults: psycholinguistic approaches to therapy. London: Whurr Publishers.Ebbels, Susan. (2014). Effectiveness of intervention for grammar in school-aged children with primary language impairments: A review of the evidence. Child Language Teaching and Therapy, 30(1), 7–40. https://doi.org/https://doi.org/10.1177/0265659013512321Ebbels, Susan. (2007). Teaching grammar to school-aged children with specific language impairment using Shape Coding. Child Language Teaching and Therapy, 23(1), 67–93. 47 https://doi.org/https://doi.org/10.1191/0265659007072143Crespo, R. (2021). Desenvolvimento e Validação de um Programa de Intervenção no Domínio Sintático: Nível II. Universidade de Aveiro.

Anexo(s)

Cronograma

Formador

Célia Maria Borges Prata

Raquel Andresa Passarinho Crespo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-03-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 13-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
3 14-03-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 18-03-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
5 19-03-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
6 20-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 24-03-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
8 27-03-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 20:00 1:00 Online síncrona
9 28-03-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
10 31-03-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 12-03-2025
Fim: 31-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133690/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Covilhã