
Laboratórios Artísticos a Música e a Transdisciplinaridade como Projeto de Criação na Sala de Aula turma T1
Apresentação
Nesta formação entregamo-nos à experimentação livre, aberta e despojada enquadrada pelo perfil dos alunos á saída da escolaridade obrigatória. Experimentamos situações que permitam entender o que é ser aluno, criança, não ter vergonha, descobrir mil formas de ver e fazer, diferenciadamente no contexto de cada um, buscando a inclusão, para abrir portas, janelas e horizontes, mobilizar a vontade e o pensamento divergente. Despertar sentidos, abrir os olhos e os ouvidos, para que a criação e a educação possam ser sitémicas e orgânicas. Exploramos o caos, ou pelo menos o caos aparente, para que seja possível repensar e ver outras formas de ser e fazer. É uma proposta para ajudar os professores, facilitadores, artistas, a desbloquearem formas de fazer mais inesperadas, que resgatem a atenção e a curiosidade dos seus interlocutores, promovendo a aquisição de sabres e o desenvolvimento de competências.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220, 240, 250, 300, 600 e 610
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 240, 250, 300, 600 e 610. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 240, 250, 300, 600 e 610.
Objetivos
Adquirir ferramentas musicais para desenvolver projetos artísticos e interdisciplinares na sala de aula Trabalhar as práticas artísticas de uma forma transversal e, olhá-las além dos seus cânones Conhecer e observar exemplos Trabalhar competências de liderança democrática de projeto num grupo em sala de aula Perceber como se organiza e estrutura o trabalho de Projeto, os objetivos e o processo de validação Criar o paralelo entre a formação em bolha de criação com o próprio grupo de participantes e o acompanhamento do trabalho de campo de cada participante, com o tempo para pôr em prática, refletir, discutir dúvidas e apresentação resultados A criação de ciência - como padronizar e utilizar os registos das aulas Imergir na criação de um trabalho conjunto de projeto
Conteúdos
MÓDULO 1: O projeto artístico - Bases e ferramentas para o desenvolvimento de projetos inter-arte sem sala de aula Elucidar os participantes acerca dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de um projeto com base musical Iniciar e desenvolver um projeto artístico conjunto - a interdisciplinaridade artística e o desenvolvimento do pensamento artístico Compreender as bases para a mediação de um projeto - o papel do mediador/facilitador artístico Autores e referências fundamentais MÓDULO 2 - A Arte como meio e como fim - o compromisso sério com a sala de aula como comunidade Terminologia (significado de termos como: Projeto, Música na Comunidade e Laboratórios Artísticos) Compreender a validade da arte como produto final Compreender a importância da arte no desenvolvimento pessoal e socioemocional, nas diferentes fases da aprendizagem e no trabalho de transformação pessoal e do grupo Facilitar o desenvolvimento do EU-artista e EU-líder democrático de cada participante. O trabalho em grupo - dinâmicas, exercícios, jogos, dispositivos de criatividade Módulo 3: Laboratórios Artísticos 1- Escrita criativa 2- Composição e improvisação musical 3- Paisagens sonoras 4- Movimento e técnicas de palco MÓDULO 4: Organizar e estruturar o trabalho de Projeto - da teoria à prática Compreender os diferentes passos da estruturação do trabalho de laboratório artístico, e refletir sobre a sua importância - as diferentes fases de um Projeto artístico de curta, média ou longa duração Adquirir ferramentas que conferem ao mediador artístico a capacidade de tomada de decisão consciente, relativamente a um trabalho que desenvolva com a sua comunidade Criar ciência - compreender a importância dos registos de planeamentos, balanços evolução artística, pessoal e social em cada sessão - análise de tabelas e ferramentas de validação e avaliação MÓDULO 5: Performance e reflexão conjunta - pistas para o futuro Pôr em prática as ferramentas e experiências efetuadas ao longo da formação - criação de um pequeno projeto em grupo Refletir sobre o papel do produto no processo de criação artística - o produto artístico como consequência, em detrimento do produto artístico como objetivo.
Metodologias
A formação debruça-se na passagem de ferramentas artísticas democráticas, de liderança de grupos, e de pensamento de projeto aos formandos. As sessões serão práticas, com propostas, exercícios, desafios concretos, individuais e em grupo, acompanhadas de reflexões e fundamentação teórica, assim como de ferramentas para a aplicação dos conteúdos. Serão utilizados os métodos expositivos, demonstrativos, interrogativos e ativos, através de metodologias como: Exposição Oral; Dinâmicas de grupo; Trabalho cooperativo e colaborativo, Trabalho individual; Debate; Reflexão e descoberta; Resolução de problemas; Brainstorming; Trabalho interativo de grupo; Ao longo da formação, os participantes terão a oportunidade de, não só aplicar os métodos e aprendizagens nas suas salas de aula, como também desenvolver e integrar um projeto artístico, o qual se concretizará na última sessão.
Avaliação
As metodologias de avaliação destinam-se a contribuir para uma autoanálise relativamente à forma como foi concebida, organizada e executada a ação de formação. A avaliação dos formandos terá em conta a assiduidade e participação nas sessões. Será também avaliado o exercício de trabalho autónomo de abordagem dos conteúdos trabalhados em contexto de sala de aula. A avaliação obedece aos critérios estabelecidos pelo Centro de Formação, de acordo com orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Bibliografia
- Martins, Isabel Minhós e Pedrosa, Maria Manuel (2021) Como ver coisas invisíveis - Observações, experiências e perguntas de artistas, cientistas e outras pessoas com imaginação, Planeta Tangerina- Smith, Keri (2017) Como Ser um Explorador do Mundo - Museu de Arte de Vida Portátil- Sousa, Alberto B. (2003) Educação pela Arte e Artes na Educação, Horizontes Pedagógicos- Schafer, R. Murray (1992) A Sound Education 100 exercises in listening and sound-making, Arcana Editions- Cortesão, Irene (2016) A música no Jardim de Infância: uma proposta de desenho curricular, ESEPF