
Educação, Democracia e Cidadania - Iniciativas democráticas e de cidadania crítica em contexto escolar turma T1
Apresentação
No âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, o domínio das Instituições e Participação Democrática pretende incentivar os/as alunos/as a refletir sobre os conceitos de cidadania ativa, democracia representativa e democracia participativa, bem como a incentivá-los/as a por em prática esses mesmos conceitos. Este é um domínio que tem vindo a ganhar uma relevância crescente nos últimos anos, seja por questões ligadas à reduzida participação juvenil nos atos eleitorais, seja pelo crescimento da extrema-direita nos diversos níveis de participação democrática. Várias iniciativas têm emergido nas escolas dedicadas a experimentar formas diferentes de participação democrática. A atual AFCD pretende partilhar práticas inspiradoras a este nível.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
1. Participação democrática, gamificação, educação para a cidadania e intervenção na comunidade – o projeto MyPolis nas escolas. 2. Tomada de decisão democrática e sociocrática – a experiência da YUPI. 3. A participação democrática integrada nas ferramentas de gestão escolar e no projeto educativo – a experiência da escala de participação democrática no AE Pinheiro e Rosa.
Anexo(s)
Formador
Graça Maria Rogeiro Pinto Rojão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |