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Educação, Democracia e Cidadania em contextos educativos turma T1

Apresentação

No âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, o domínio das Instituições e Participação Democrática pretende incentivar os/as alunos/as a refletir sobre os conceitos de cidadania ativa, democracia representativa e democracia participativa, bem como a incentivá-los/as a por em prática esses mesmos conceitos. Este é um domínio que tem vindo a ganhar uma relevância crescente nos últimos anos, seja por questões ligadas à reduzida participação juvenil nos atos eleitorais, seja pelo crescimento da extrema-direita nos diversos níveis de participação democrática. Várias iniciativas têm emergido nas escolas dedicadas a experimentar formas diferentes de participação democrática. A atual AFCD pretende partilhar práticas inspiradoras a este nível e refletir sobre a articulação entre educação, democracia e cidadania.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Partilhar e discutir práticas inspiradoras que possam fortalecer o trabalho que é realizado pelas escolas no domínio das Instituições e Participação Democrática; 2. Partilhar ferramentas metodológicas de suporte às aprendizagens essenciais a realizar no domínio das Instituições e Participação Democrática. 3. Refletir sobre processos educativos que articulam o contexto escolar com o contexto comunitário ao nível da participação democrática e da aprendizagem da cidadania.

Conteúdos

1. Práticas de participação democrática de educação formal e não-formal. 2. Práticas de participação democrática em contexto comunitário a sua articulação com processos educativos no ensino obrigatório. 3. Metodologias e abordagens educativas utilizadas na aprendizagem da Democracia e da construção da Cidadania.

Formador

Graça Maria Rogeiro Pinto Rojão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-05-2025 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 07-05-2025
Fim: 07-05-2025
Acreditação: AFCD ----
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Sede da Coolabora