
Competências Pedagógicas para a Integração da IA na Educação Desenvolvimento de projetos com IA turma T1 - 1º e 2º CEB
Apresentação
A Inteligência Artificial (IA) está a transformar rapidamente a sociedade e o mercado de trabalho, exigindo da educação uma resposta à altura para formar cidadãos capazes de enfrentar e moldar um futuro impulsionado pela tecnologia. O papel dos professores como mediadores de aprendizagens é crucial para preparar os alunos para os desafios e as oportunidades da era digital, garantindo que desenvolvam competências não apenas técnicas, mas também críticas, criativas e éticas. Este curso propõe uma abordagem prática baseada em projetos, com foco na participação na competição WAICY, um evento internacional que incentiva a inovação e a aplicação de soluções tecnológicas em contextos reais. Além de promover o desenvolvimento de competências tecnológicas, o curso também se concentra em capacitar os professores a usar ferramentas de IA em contextos pedagógicos de forma eficaz, melhorando significativamente a qualidade das aprendizagens. Com esta formação, os professores não apenas fomentam a autonomia e o protagonismo dos alunos, mas também os preparam para serem inovadores capazes de contribuir positivamente para um mundo em constante mudança.
Destinatários
Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Objetivos
1. Compreender os fundamentos e aplicações da IA no contexto educacional, incluindo as suas potencialidades para transformar práticas pedagógicas e promover a inclusão de alunos com diferentes perfis de aprendizagem. 2. Explorar detalhadamente as quatro categorias do WAICY, discutindo como cada uma pode ser utilizada para criar contextos significativos de aprendizagem e desenvolver soluções criativas para problemas do mundo real. 3. Desenvolver competências teóricas e práticas para implementar projetos de IA em sala de aula, integrando ferramentas como aprendizagem adaptativa e tutores de IA para enriquecer o processo educativo. 4. Capacitar os professores a incentivar a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas nos alunos, usando abordagens baseadas em projetos para potenciar experiências de aprendizagem e fomentar o a participação dos alunos. 5. Preparar os alunos para criarem e apresentarem projetos inovadores de IA no WAICY, desenvolvendo competências como a colaboração, comunicação eficaz e pensamento computacional, garantindo que adquiram as competências essenciais para um contexto onde a IA está e estará presente.
Conteúdos
Tópico 1: Fundamentos da IA e o Papel do Professor (5 h 3 síncronas + 2 assíncronas) Introdução à IA: Conceitos, história e impacto na sociedade, abordando também o papel crescente da IA em diferentes setores e as suas implicações para a educação. Reflexão sobre o papel do professor na mediação tecnológica, incluindo como guiar os alunos na utilização crítica de ferramentas digitais. Ferramentas de apoio para exploração inicial da IA, com exemplos práticos de aplicações pedagógicas. Tópico 2: Exploração de Ferramentas de IA (5 h 3 síncronas + 2 assíncronas) Aplicações práticas da IA em diferentes áreas, desde a saúde até à criação artística, mostrando como integrar essas aplicações no ambiente educacional. Ferramentas e plataformas educacionais baseadas em IA, como tutores virtuais e sistemas de aprendizagem adaptativa, explorando as suas vantagens e limitações. Discussão e partilha de experiências práticas, incentivando os formandos a relatar situações de uso de IA e o impacto observado nas aprendizagens. Tópico 3: Ética e Responsabilidade no Uso da IA (4 h 2 síncronas + 2 assíncronas) Questões éticas associadas à IA: preconceitos, privacidade e decisões automatizadas, analisando casos de estudo que ilustram os desafios éticos. Discussão sobre a responsabilidade dos educadores no uso da IA, considerando a influência das suas decisões na formação de cidadãos conscientes e críticos. Estudos de caso e debates em grupo, promovendo o pensamento crítico e a reflexão sobre soluções éticas para os desafios apresentados pela IA. Tópico 4: Projetos Pedagógicos com IA (6 h 3 síncronas + 3 assíncronas) Desenvolvimento de cenários de aprendizagem integrando IA, com exemplos concretos de como criar situações de ensino que utilizem IA para enriquecer o processo educativo. Planeamento e execução de projetos baseados em IA, incentivando a colaboração entre alunos e a resolução criativa de problemas reais. Revisão e preparação de projetos para apresentação no WAICY, com feedback detalhado e simulações de apresentações para aprimorar as competências dos participantes. Tópico 5: Avaliação e Sustentabilidade de Projetos com IA (5 h 3 síncronas + 2 assíncronas) Princípios de avaliação de projetos educacionais baseados em IA, com foco na análise de impacto e resultados. Estratégias para garantir a sustentabilidade dos projetos de IA no ambiente escolar. Elaboração de planos de continuidade para promover a integração contínua da IA em práticas pedagógicas.
Metodologias
A formação irá decorrer na modalidade de e-Learning com 14h síncronas e 11h assíncronas. As sessões serão dinamizadas com recurso a uma plataforma de aprendizagem (LMS - Moodle) e a uma ferramenta de videoconferência (Zoom). As sessões terão por base uma abordagem teórica/prática estruturada de acordo com o seguinte: - uma componente mais teórica que adotará uma metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos, e uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação entre formador e formandos; - uma componente prática que irá privilegiar uma dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, promovendo um ambiente de partilha e colaboração entre os formandos. Sessões síncronas nas quais, com orientação do formador, os formandos realizarão as tarefas propostas e aprofundarão os temas abordados e as funcionalidades das plataformas, aplicações e ferramentas no âmbito da Inteligência Artificial e Educação, que serão depois exploradas, testadas e potenciadas em atividades assíncronas devidamente estruturadas no âmbito desta ação.
Avaliação
Participação, assiduidade e pontualidade - 40% Prova final - realização de trabalho prático - 60% A avaliação quantitativa dos formandos na escala de 1 a 10 valores, será de acordo com os critérios definidos pelo CCPFC e a DGRHE
Bibliografia
Neves, M., Holmes, W. et al - Formação no contexto do pensamento computacional, da robótica e da inteligência artificial na educação - published by EDUFMA (December 2020)Charles Fadel, Wayne Holmes, Maya Bialik - Artificial Intelligence In Education: Promises and Implications for Teaching and LearningFlynn Coleman - A Human Algorithm: How Artificial Intelligence Is Redefining Who We AreMartin Ford - Architects of Intelligence: The truth about AI from the people building itMichelle Zimmerman - Teaching AI: Exploring New Frontiers for Learning
Anexo(s)
Observações
projeto WAICY Fundão 2025
Formador
Mónica do Carmo Nascimento Aldeia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 20:00 - 22:00 | 2:00 | Online assíncrona |