222

Competências Pedagógicas para a Integração da IA na Educação – Desenvolvimento de projetos com IA turma T2 - 3º CEB e Sec.

Apresentação

A Inteligência Artificial (IA) está a transformar rapidamente a sociedade e o mercado de trabalho, exigindo da educação uma resposta à altura para formar cidadãos capazes de enfrentar e moldar um futuro impulsionado pela tecnologia. O papel dos professores como mediadores de aprendizagens é crucial para preparar os alunos para os desafios e as oportunidades da era digital, garantindo que desenvolvam competências não apenas técnicas, mas também críticas, criativas e éticas. Este curso propõe uma abordagem prática baseada em projetos, com foco na participação na competição WAICY, um evento internacional que incentiva a inovação e a aplicação de soluções tecnológicas em contextos reais. Além de promover o desenvolvimento de competências tecnológicas, o curso também se concentra em capacitar os professores a usar ferramentas de IA em contextos pedagógicos de forma eficaz, melhorando significativamente a qualidade das aprendizagens. Com esta formação, os professores não apenas fomentam a autonomia e o protagonismo dos alunos, mas também os preparam para serem inovadores capazes de contribuir positivamente para um mundo em constante mudança.

Destinatários

Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Objetivos

1. Compreender os fundamentos e aplicações da IA no contexto educacional, incluindo as suas potencialidades para transformar práticas pedagógicas e promover a inclusão de alunos com diferentes perfis de aprendizagem. 2. Explorar detalhadamente as quatro categorias do WAICY, discutindo como cada uma pode ser utilizada para criar contextos significativos de aprendizagem e desenvolver soluções criativas para problemas do mundo real. 3. Desenvolver competências teóricas e práticas para implementar projetos de IA em sala de aula, integrando ferramentas como aprendizagem adaptativa e tutores de IA para enriquecer o processo educativo. 4. Capacitar os professores a incentivar a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas nos alunos, usando abordagens baseadas em projetos para potenciar experiências de aprendizagem e fomentar o a participação dos alunos. 5. Preparar os alunos para criarem e apresentarem projetos inovadores de IA no WAICY, desenvolvendo competências como a colaboração, comunicação eficaz e pensamento computacional, garantindo que adquiram as competências essenciais para um contexto onde a IA está e estará presente.

Conteúdos

Tópico 1: Fundamentos da IA e o Papel do Professor (5 h – 3 síncronas + 2 assíncronas) • Introdução à IA: Conceitos, história e impacto na sociedade, abordando também o papel crescente da IA em diferentes setores e as suas implicações para a educação. • Reflexão sobre o papel do professor na mediação tecnológica, incluindo como guiar os alunos na utilização crítica de ferramentas digitais. • Ferramentas de apoio para exploração inicial da IA, com exemplos práticos de aplicações pedagógicas. Tópico 2: Exploração de Ferramentas de IA (5 h – 3 síncronas + 2 assíncronas) • Aplicações práticas da IA em diferentes áreas, desde a saúde até à criação artística, mostrando como integrar essas aplicações no ambiente educacional. • Ferramentas e plataformas educacionais baseadas em IA, como tutores virtuais e sistemas de aprendizagem adaptativa, explorando as suas vantagens e limitações. • Discussão e partilha de experiências práticas, incentivando os formandos a relatar situações de uso de IA e o impacto observado nas aprendizagens. Tópico 3: Ética e Responsabilidade no Uso da IA (4 h – 2 síncronas + 2 assíncronas) • Questões éticas associadas à IA: preconceitos, privacidade e decisões automatizadas, analisando casos de estudo que ilustram os desafios éticos. • Discussão sobre a responsabilidade dos educadores no uso da IA, considerando a influência das suas decisões na formação de cidadãos conscientes e críticos. • Estudos de caso e debates em grupo, promovendo o pensamento crítico e a reflexão sobre soluções éticas para os desafios apresentados pela IA. Tópico 4: Projetos Pedagógicos com IA (6 h – 3 síncronas + 3 assíncronas) • Desenvolvimento de cenários de aprendizagem integrando IA, com exemplos concretos de como criar situações de ensino que utilizem IA para enriquecer o processo educativo. • Planeamento e execução de projetos baseados em IA, incentivando a colaboração entre alunos e a resolução criativa de problemas reais. • Revisão e preparação de projetos para apresentação no WAICY, com feedback detalhado e simulações de apresentações para aprimorar as competências dos participantes. Tópico 5: Avaliação e Sustentabilidade de Projetos com IA (5 h – 3 síncronas + 2 assíncronas) • Princípios de avaliação de projetos educacionais baseados em IA, com foco na análise de impacto e resultados. • Estratégias para garantir a sustentabilidade dos projetos de IA no ambiente escolar. • Elaboração de planos de continuidade para promover a integração contínua da IA em práticas pedagógicas.

Metodologias

A formação irá decorrer na modalidade de e-Learning com 14h síncronas e 11h assíncronas. As sessões serão dinamizadas com recurso a uma plataforma de aprendizagem (LMS - Moodle) e a uma ferramenta de videoconferência (Zoom). As sessões terão por base uma abordagem teórica/prática estruturada de acordo com o seguinte: - uma componente mais teórica que adotará uma metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos, e uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação entre formador e formandos; - uma componente prática que irá privilegiar uma dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, promovendo um ambiente de partilha e colaboração entre os formandos. Sessões síncronas nas quais, com orientação do formador, os formandos realizarão as tarefas propostas e aprofundarão os temas abordados e as funcionalidades das plataformas, aplicações e ferramentas no âmbito da Inteligência Artificial e Educação, que serão depois exploradas, testadas e potenciadas em atividades assíncronas devidamente estruturadas no âmbito desta ação.

Avaliação

Participação, assiduidade e pontualidade - 40% Prova final - realização de trabalho prático - 60% A avaliação quantitativa dos formandos na escala de 1 a 10 valores, será de acordo com os critérios definidos pelo CCPFC e a DGRHE

Bibliografia

Neves, M., Holmes, W. et al - Formação no contexto do pensamento computacional, da robótica e da inteligência artificial na educação - published by EDUFMA (December 2020)Charles Fadel, Wayne Holmes, Maya Bialik - Artificial Intelligence In Education: Promises and Implications for Teaching and LearningFlynn Coleman - A Human Algorithm: How Artificial Intelligence Is Redefining Who We AreMartin Ford - Architects of Intelligence: The truth about AI from the people building itMichelle Zimmerman - Teaching AI: Exploring New Frontiers for Learning

Anexo(s)

Observações

projeto WAICY Fundão 2025

Formador

Mónica do Carmo Nascimento Aldeia

Início: 08-05-2025
Fim: 12-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134586/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: None

INSCREVER-ME