
Ensinar com o Cérebro em Mente - Neurociência na Sala de Aula turma T1
Apresentação
As neurociências podem sensibilizar para a adoção de práticas pedagógicas facilitadoras de uma melhor aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, minimizando concomitantemente os processos de desmotivação e a adoção de comportamentos de risco.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Compreender como o cérebro aprende e como aplicar princípios da neurociência cognitiva no ensino de alunos do 2º, 3º ciclo e secundário. Identificar práticas pedagógicas eficazes e desmontar mitos comuns sobre aprendizagem (ex: estilos de aprendizagem, multitasking). Reconhecer o impacto do uso excessivo de ecrãs e redes sociais na atenção, saúde mental e desempenho escolar dos alunos. Promover um ensino mais informado, eficaz e adaptado aos desafios atuais, integrando ciência, saúde pública e tecnologia.
Observações
Formadores Nome:Guilherme Freches Grau Académico: mestrado em engenharia biomédica e doutorando em neurociências Nome: Patrícia Pita Ferreira Grau Académico: mestrado em medicina e saúde pública, doutoranda em inteligência artificial e saúde.