229

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO OBSERVATÓRIO DO FLUXO DE ALUNOS MIGRANTES COM PALESTRA A CARGO DE FAUSTO CAELS turma T1

Apresentação

O CFAEBI, em rede com os seus estabelecimentos de ensino associados, desenvolveu o Observatório de Fluxo de Alunos Migrantes, uma plataforma eletrónica que permitirá visualizar, analisar e apoiar a integração de alunos migrantes com base em dados reais. A sua apresentação pública, a 23 de maio de 2025, acompanhada por uma palestra do especialista Fausto Caels, visa capacitar docentes e não docentes para responderem, com eficácia e sensibilidade, à diversidade cultural e educativa nas escolas. Esta ação pretende contribuir para práticas inclusivas, baseadas em evidência e articuladas com o contexto real das comunidades escolares.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Conhecer e utilizar a plataforma como instrumento de monitorização e apoio à ação educativa. Reconhecer os desafios e potencialidades da diversidade cultural em contexto escolar. Aceder e aplicar legislação e literatura relevante sobre a integração de alunos migrantes. Identificar e replicar boas práticas desenvolvidas nas escolas associadas. Promover uma cultura escolar inclusiva, com a participação ativa de todos os profissionais educativos.

Conteúdos

Apresentação da plataforma “Observatório de Fluxo de Alunos Migrantes”: objetivos, funcionalidades e estrutura colaborativa. Palestra - Mediação intercultural: estratégias e recursos disponíveis.

Anexo(s)

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-05-2025 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 23-05-2025
Fim: 23-05-2025
Acreditação: 187
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: None