
A LÃ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA turma T1
Apresentação
No atual contexto educativo, a valorização dos trabalhos manuais assume uma importância renovada. A ação de curta duração: “A LÃ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA” propõe-se a explorar o potencial da lã como recurso para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas e emocionais dos alunos, reforçando práticas pedagógicas diversificadas e inclusivas. Integrar a lã e outras práticas manuais no contexto escolar enriquece o percurso educativo. Tem como objetivos: Promover a utilização da lã em projetos interdisciplinares. Desenvolver a motricidade fina, a concentração e a criatividade dos alunos; Incentivar o respeito pelas tradições culturais portuguesas e pela sustentabilidade; Reforçar a importância dos trabalhos manuais como estratégia de aprendizagem ativa.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Enriquecer práticas pedagógicas com metodologias ativas e diferenciadas; Fomentar ambientes de aprendizagem inclusivos, onde todos os alunos possam exprimir-se através de diferentes formas de trabalho manual; Promover competências transversais como a paciência, a persistência e o trabalho em equipa; Contribuir para o bem-estar emocional dos alunos, oferecendo momentos de aprendizagem mais sensoriais e menos digitais.