
A LÃ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA turma T2 não docentes
Apresentação
o atual contexto educativo, a valorização dos trabalhos manuais assume uma importância renovada. A ação de curta duração: “A LÃ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA” propõe-se a explorar o potencial da lã como recurso para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas e emocionais dos alunos, reforçando práticas pedagógicas diversificadas e inclusivas. Integrar a lã e outras práticas manuais no contexto escolar enriquece o percurso educativo. Tem como objetivos: Promover a utilização da lã em projetos interdisciplinares. Desenvolver a motricidade fina, a concentração e a criatividade dos alunos; Incentivar o respeito pelas tradições culturais portuguesas e pela sustentabilidade; Reforçar a importância dos trabalhos manuais como estratégia de aprendizagem ativa.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Enriquecer práticas pedagógicas com metodologias ativas e diferenciadas; Fomentar ambientes de aprendizagem inclusivos, onde todos os alunos possam exprimir-se através de diferentes formas de trabalho manual; Promover competências transversais como a paciência, a persistência e o trabalho em equipa; Contribuir para o bem-estar emocional dos alunos, oferecendo momentos de aprendizagem mais sensoriais e menos digitais.