4ª Conferência - Montanhas Mediterrânicas e Património Geológico (3MG) turma T1

Apresentação

A 3MG é uma conferência que pretende abordar temas atuais relacionados com a gestão das montanhas mediterrânicas, oferecendo um enquadramento teórico acerca dos vários fatores ambientais e humanos que condicionam a dinâmica atual das montanhas à escala global. Nesta 4ª edição, pretendemos abordar temáticas relacionadas com os recursos naturais e os serviços de ecossistemas, bem como a questão da ocupação humana em territórios de montanha e a sustentabilidade. Esta ação de formação, cujo tema é “Laboratório Estrela Geopark: património natural e ocupação humana”, pretende dar a conhecer o relevante património geológico, geomorfológico, hidrológico, biológico e cultural da Serra da Estrela, enquanto espaço vivo de ensino e de aprendizagem. Os novos paradigmas do ensino das ciências naturais e humanas salientam a importância da utilização de casos reais e práticos para contextualizar os diferentes assuntos abordados em sala de aula, 3 dando particular destaque à realização de saídas de campo, enquanto metodologias motivadoras e facilitadoras da aquisição de novos conhecimentos, contribuindo para a obtenção de aprendizagens significativas. Além disto, ao longo deste curso de formação serão discutidos temas relacionados com a importância dos recursos naturais existentes no território do Estrela Geopark, a sua relação com as alterações climáticas e consequente sustentabilidade do território, destacando-se a biodiversidade, os recursos hídricos e o valor dos ecossistemas de montanha, no contexto regional em que se inserem.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 230, 420, 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 420, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 420, 520.

Objetivos

- Dar a conhecer as diferentes paisagens da Serra da Estrela, explicando os diferentes processos geológicos e morfológicos que lhes deram origem. - Compreender a importância dos fatores do meio, como o relevo e o clima da serra da Estrela, para a biodiversidade existente e para a ocupação humana e adaptação dos modos de vida a esta montanha. - Reconhecer a importância dos recursos naturais e culturais existentes no território do Estrela Geopark Mundial da UNESCO. - Compreender o valor dos serviços de ecossistemas, dando particular destaque aos ecossistemas de montanha existentes na Estrela, não só para o território, mas para toda a região centro de Portugal. - Dar a conhecer o vasto património arqueológico, histórico e cultural do território do Estrela Geopark. - Compreender o papel dos geoparques mundiais da UNESCO na valorização dos diferentes tipos de património existentes, enquanto recursos para o desenvolvimento territorial sustentável.

Conteúdos

1. Geologia e paisagens da Estrela (7h) 2. Biodiversidade e Clima (5h) 3. Recursos e o valor dos Ecossistemas - (7h) 4. Ocupação humana e património cultural da Estrela - (6h)

Metodologias

Comunicações teóricas (em sala de formação) – 12 horas (8,5h+3,5h) - Saídas de campo – 11,5 horas (5h+6,5h) - Workshop - 1,5 horas As metodologias utilizadas, nomeadamente a saída de campo, pretendem dar a conhecer diferentes paisagens da Serra da Estrela e locais chave que permitem exemplificar melhor os fenómenos geológicos, geomorfológicos e climáticos abordados em sala de aula, bem como os conteúdos relacionados com a biodiversidade, incentivando os professores a realizar saídas de campo com os seus alunos, uma vez que estas, ao promover o contacto direto com o património natural e cultural dos territórios, constituem uma metodologia motivadora e facilitadora do processo de ensino- aprendizagem, promovendo uma melhor aquisição dos conhecimentos inerentes às áreas das Geociências e das ciências humanas. A dinamização do workshop “A arte do Burel” constitui um momento de caráter experimental e coletivo, que permitirá aos docentes o contacto um dos saber- fazer mais tradicional e identitário da região, enquanto evidência das dinâmicas entre o património natural, a ocupação e as atividades humanas.

Avaliação

A formação tem carácter presencial e supõe a frequência obrigatória em dois terços do número de horas de duração da ação. ● A avaliação consta de: - Participação na apresentação/discussão/debate dos trabalhos realizados ao longo das sessões. - Elaboração de relatório final individual reflexivo. A classificação é quantitativa, na escala 1 a 10, seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve-se aplicar a seguinte escala, na conversão da avaliação quantitativa (1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre insuficiente e excelente): - Insuficiente – 1 a 4,9 pontos - Regular – 5 a 6,4 pontos - Bom – 6,5 a 7,9 pontos - Muito Bom – 8 a 8,9 pontos - Excelente – 9 a 10 pontos

Bibliografia

- Correia, J. (2021). Pelo Interior Norte da Lusitânia. A encosta Noroeste da Serra da Estrela. Dissertação de mestrado apresentada à Universidade de Coimbra, 305 p.- Lopes, M.; Monteiro, A. C.; Ribeiro, I.; Sá, E.; Martins, H.; Coutinho, M.; Borrego, C. (2012). Alterações Climáticas e Gestão da Água em Portugal. Revista Brasileira de Geografia Física 06, 1333- 1357.- Tente, C. (2010). Arqueologia medieval cristã no Alto Mondego. Ocupação e exploração do território nos séculos V a XI. Dissertação de doutoramento apresentada à FCSH da Universidade Nova de Lisboa, 660 p.- Martins, E. (2006). Geologia, Morfologia e Vegetação na Serra da Estrela. Aplicações Didácticas. Dissertação de mestrado apresentada à Universidade de Aveiro, 474 p.- Vieira, G. (2004). Geomorfologia dos planaltos e altos vales da Serra da Estrela. Ambientes frios do Plistocénico superior e dinâmica actual. Dissertação de doutoramento apresentada à F.L. da Universidade de Lisboa., 724 p.

Anexo(s)

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-04-2025 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 11-04-2025 (Sexta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
3 11-04-2025 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 12-04-2025 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
5 12-04-2025 (Sábado) 14:00 - 19:00 5:00 Presencial
6 13-04-2025 (Domingo) 09:00 - 18:00 9:00 Presencial
Início: 11-04-2025
Fim: 13-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133650/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: None