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Construir Pontes para uma Escola Inclusiva Indisciplina e PLNM turma T1

Apresentação

A educação inclusiva é essencial para promover a igualdade de oportunidades e valorizar a diversidade. Esta ação de curta duração visa capacitar os docentes para responder aos desafios do ensino do Português Língua Não Materna (PLNM) e da gestão da indisciplina, dois domínios distintos, mas centrais na escola atual. Com base no Decreto-Lei n.o 54/2018, pretende-se reforçar práticas pedagógicas diferenciadas, promover ambientes de aprendizagem positivos e apoiar a integração de todos os alunos. A ação oferece um espaço de reflexão e partilha, contribuindo para uma escola mais equitativa, inclusiva e eficaz.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Identificar os principais desafios enfrentados por alunos que têm o português como Língua Não Materna, no processo de aprendizagem e integração escolar. • Conhecer estratégias e recursos pedagógicos diferenciados para apoiar a aprendizagem do PLNM em diferentes níveis de proficiência. • Promover práticas inclusivas e interculturais que valorizem a diversidade linguística e cultural na sala de aula, contribuindo para o sucesso educativo de todos os alunos. • Compreender os diferentes tipos e causas de indisciplina em contexto escolar, distinguindo entre comportamentos disruptivos pontuais e padrões persistentes. • Explorar estratégias práticas de prevenção e gestão da indisciplina, com base em modelos de intervenção positiva e restaurativa. Refletir sobre o papel do professor na criação de um clima de sala de aula positivo, promotor de respeito, cooperação e autorregulação dos alunos.

Conteúdos

1. Ensino de Português Língua Não Materna (PLNM); Enquadramento legal e pedagógico do PLNM em Portugal Perfis linguísticos dos alunos PLNM: níveis de proficiência e implicações pedagógicas Estratégias de diferenciação pedagógica no ensino do PLNM: Adaptação de materiais e tarefas Apoio linguístico integrado nas disciplinas Avaliação formativa e ajustada Recursos e ferramentas para o ensino do PLNM (digitais e analógicos) 2. Indisciplina em Contexto Escolar Conceito de indisciplina Causas da indisciplina Gestão da indisciplina Estratégias de prevenção e intervenção: Regras claras e consistentes Reforço positivo e gestão de conflitos Relação pedagógica e autoridade positiva O papel do professor e das equipas na construção de um clima de sala de aula positivo 3. Articulação entre os dois domínios e Partilha de experiências e boas práticas entre docentes

Anexo(s)

Observações

Exclusivo para docentes do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral

Formador

João Paulo Ramos Duarte Mineiro

Maria Susel Pereira Fonseca

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-09-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 11-09-2025
Fim: 11-09-2025
Acreditação: 2
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Auditório do Museu Judaico de Belmonte