
Construir Pontes para uma Escola Inclusiva Indisciplina e PLNM turma T1
Apresentação
A educação inclusiva é essencial para promover a igualdade de oportunidades e valorizar a diversidade. Esta ação de curta duração visa capacitar os docentes para responder aos desafios do ensino do Português Língua Não Materna (PLNM) e da gestão da indisciplina, dois domínios distintos, mas centrais na escola atual. Com base no Decreto-Lei n.o 54/2018, pretende-se reforçar práticas pedagógicas diferenciadas, promover ambientes de aprendizagem positivos e apoiar a integração de todos os alunos. A ação oferece um espaço de reflexão e partilha, contribuindo para uma escola mais equitativa, inclusiva e eficaz.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Identificar os principais desafios enfrentados por alunos que têm o português como Língua Não Materna, no processo de aprendizagem e integração escolar. • Conhecer estratégias e recursos pedagógicos diferenciados para apoiar a aprendizagem do PLNM em diferentes níveis de proficiência. • Promover práticas inclusivas e interculturais que valorizem a diversidade linguística e cultural na sala de aula, contribuindo para o sucesso educativo de todos os alunos. • Compreender os diferentes tipos e causas de indisciplina em contexto escolar, distinguindo entre comportamentos disruptivos pontuais e padrões persistentes. • Explorar estratégias práticas de prevenção e gestão da indisciplina, com base em modelos de intervenção positiva e restaurativa. Refletir sobre o papel do professor na criação de um clima de sala de aula positivo, promotor de respeito, cooperação e autorregulação dos alunos.
Conteúdos
1. Ensino de Português Língua Não Materna (PLNM); Enquadramento legal e pedagógico do PLNM em Portugal Perfis linguísticos dos alunos PLNM: níveis de proficiência e implicações pedagógicas Estratégias de diferenciação pedagógica no ensino do PLNM: Adaptação de materiais e tarefas Apoio linguístico integrado nas disciplinas Avaliação formativa e ajustada Recursos e ferramentas para o ensino do PLNM (digitais e analógicos) 2. Indisciplina em Contexto Escolar Conceito de indisciplina Causas da indisciplina Gestão da indisciplina Estratégias de prevenção e intervenção: Regras claras e consistentes Reforço positivo e gestão de conflitos Relação pedagógica e autoridade positiva O papel do professor e das equipas na construção de um clima de sala de aula positivo 3. Articulação entre os dois domínios e Partilha de experiências e boas práticas entre docentes
Anexo(s)
Observações
Exclusivo para docentes do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral
Formador
João Paulo Ramos Duarte Mineiro
Maria Susel Pereira Fonseca