259

O património cultural histórico-artístico como promotor das aprendizagens- Conhecer para ensinar. turma T1

Apresentação

A abordagem da História quando feita a partir do património histórico-artístico local traz vantagens evidentes, por permitir, ao aluno, a oportunidade de conhecer, contactar e compreender o valor das fontes patrimoniais e de assim lhe conferir significância histórica, desenvolvendo atitudes de preservação e valorização do património. Tem-se, por isso, ganho consciência do potencial que constitui o património cultural histórico-artístico enquanto recurso didático- pedagógico, permitindo a resposta a questões que diariamente preocupam o educador: De que modo podemos estimular o interesse pela disciplina de História/ História e Geografia de Portugal? De que modo podemos potenciar o interesse pela Arte? De que modo podemos promover o contacto com o património? Propõe-se com esta nova ação, abordar conteúdos referente ao património local.

Destinatários

Professores dos Grupos de Recrutamento 200, 240, 400 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 200, 240, 400 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 200, 240, 400 e 600.

Objetivos

. Olhar o território em que se insere a Escola e identificar, entre as unidades patrimoniais do edificado histórico-artístico, quais as que se relacionam com os seus currículos e com as temáticas gerais de interesse dos alunos. • Perspetivar o estudo do espaço como um instrumento privilegiado para a valorização do património histórico cultural. • Desenvolver competências de pesquisa e pensamento crítico sobre o meio local mobilizando e integrando saberes. • Facilitar ao aluno a construção do pensamento histórico bem como a consciencialização do lugar que ocupam no processo de evolução. • Conhecer e saber como utilizar fontes e métodos da História local. • Refletir sobre temas relacionados com cidadania patrimonial. • Intervir em áreas de identificação, gestão, valorização e divulgação do património cultural na comunidade. • Construir um projeto temático de expansão da sala de aula que usufrua da oferta cultural local e permita vínculos identidades entre a comunidade escolar e o território. • Definir um projeto transdisciplinar para a Escola que a torne numa unidade social dinâmica, num espaço privilegiado de cidadania.

Conteúdos

1. O património histórico-artístico como recurso didático-pedagógico 1.1. Tipos de património histórico-artístico 1.2. Fontes e métodos no conhecimento do património histórico artístico 2. Criação de percursos patrimoniais/ construção de roteiros / projetos de descoberta do território e/ou de experimentação artística, de acordo com os conteúdos a lecionar 2.1. A construção vernácula. - A casa rural. O património de produção. 2.2. O património Industrial. - O vale da Carpinteira. O vale da Degoldra. 2.3. A Covilhã moderna. – O Proto- Barroco. O Barroco. 2.4. A Covilhã na passagem de Vila a Cidade. – O urbanismo. A rede de abastecimento de água. A arquitetura historicista e ecletista.

Metodologias

Presencial: Haverá interação teoria-prática, debate e construção de produtos que possam ser usados em visitas de estudo ou exploração na sala de aula. A metodologia usada centra-se na dialética entre a informação fornecida pelo formador e o trabalho desenvolvido valorizando a interação entre História Local, História Nacional e Cidadania Patrimonial. Os conteúdos serão abordados através de: - Enquadramento teórico e sínteses de conteúdos científicos - Atividades de pesquisa e recolha de informação em pequeno e médio grupo - Trabalho de campo Trabalho Autónomo: Usando a metodologia de trabalho projeto, adota-se uma perspetiva de investigação sobre a prática docente e tem como objetivo apresentar, interpretar e analisar o processo de desenvolvimento de um projeto empreendedor local cujos resultados derivam do envolvimento e interação dos seus atores. Os formandos são convidados a elaborar e adaptar documentos estruturantes produzindo instrumentos de intervenção como: - Roteiros, guiões, peddy paper, índices, panfletos ou desenvolver projetos de empreendedorismo que envolvam escolas, empresas e municípios ou criar um banco de recursos pedagógicos.

Avaliação

A classificação é quantitativa, na escala 1 a 10 seguindo o regime de avaliação em vigor. Deve- se aplicar a seguinte escala de avaliação quantitativa (1 a 10 pontos) para a avaliação qualitativa de 5 níveis (entre insuficiente e excelente): - Insuficiente – 1 a 4,9pontos - Regular – 5 a 6,4 pontos - Bom – 6,5 a 7,9 pontos - Muito Bom – 8 a 8,9 pontos - Excelente – 9 a 10 pontos

Bibliografia

FRANCO, Francisco Carlos – Educação, Património e cultura local. Conexões e perspetivas pedagógicas. Editora CRV. 2019MADALENO, Carlos Dias - Património eclesiástico da Covilhã / Câmara Municipal da Covilhã. Covilhã. Câmara Municipal da Covilhã, 2012.MADALENO, Carlos Dias - A COVILHà NO TEMPO DO INFANTE D. HENRIQUE. Covilhã: Câmara Municipal, 2016.MORALES, Carlos E. Léon; SINNING, T. Luz G. ; MORALES, Gérman A. Léon – Pedagogia del Património Cultural: interesses, necessidades y actitudes del escolar que visita el museo Nacional. Universidad de los Andes(Colombia) Faculdad de Humanidades y Ciencias Sociales. Editora Uniandes. 1984.SARAIVA, Ana; MADALENO, Carlos Dias; PINHEIRO, Elisa Calado. História da Covilhã: datas, figuras e factos. Covilhã. Câmara Municipal, 2013.

Formador

Carlos Manuel Dias Madaleno

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-09-2025 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 27-09-2025
Fim: 25-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135646/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Quinta das Palmeiras

INSCREVER-ME