
Novo Ano, Novos Caminhos: Implementação do DL 54/2018 turma T1
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, estabelece o regime jurídico da educação inclusiva, promovendo práticas pedagógicas diferenciadas que garantem a equidade e a participação de todos os alunos, independentemente das suas necessidades específicas. Este workshop visa proporcionar aos docentes e técnicos uma reflexão prática sobre a aplicação do DL 54/2018, destacando estratégias de diferenciação pedagógica, medidas universais, seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. Será também um espaço para partilha de experiência
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Compreender os princípios do DL 54/2018 e o seu impacto na construção de práticas pedagógicas inclusivas. Identificar e aplicar medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, adequadas às necessidades dos aluno Desenvolver estratégias diferenciadas de ensino e avaliação, promovendo a equidade no processo educativo.
Conteúdos
1- Enquadramento legal e princípios da educação inclusiva Direitos, princípios e objetivos do DL 54/2018. Implicações para a prática pedagógica nas escolas. 2- Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão Universais, seletivas e adicionais. Exemplos práticos de implementação em contexto escolar. 3- Estratégias pedagógicas diferenciadas Adequações no ensino-aprendizagem. Organização da sala de aula e gestão curricular inclusiva. 4 - Adaptações no processo de avaliação Avaliação inclusiva e diferenciada.
Formador
Célia Maria Borges Prata
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-09-2025 (Sexta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |