Ecocidadania – Aprender com o Outono turma T1
Apresentação
Esta ação propõe uma abordagem pedagógica interdisciplinar centrada na natureza, potenciando aprendizagens significativas em contacto direto com o meio natural. O outono, com as suas dinâmicas ecológicas e simbólicas, é o ponto de partida para o desenvolvimento de práticas de eco cidadania, de educação ambiental e de promoção do bem-estar docente e discente. A ação pretende inspirar os participantes a integrar metodologias de ensino ao ar livre, reconhecendo o valor educativo, terapêutico e cultural da natureza.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Promover o contacto direto com a natureza como espaço educativo e promotor de saúde e bem-estar; • Desenvolver competências pedagógicas para o ensino ao ar livre e interdisciplinar; • Estimular o pensamento crítico e a eco consciência, através de atividades de observação e experimentação; • Valorizar o património natural e cultural local como recurso educativo; • Fomentar práticas de eco cidadania e sustentabilidade na comunidade educativa.
Conteúdos
• Geodiversidade e paisagem: o valor educativo da geologia e das formações vegetais; • Climatologia e ecossistemas de montanha: leitura ambiental do território das Faias; • A natureza como espaço pedagógico e terapêutico: fundamentos e práticas; • Estratégias de ensino-aprendizagem em contexto de natureza; • Educação para a sustentabilidade e para o bem-estar na escola.
Metodologias
A metodologia adotada é participativa, experiencial e reflexiva, privilegiando o contacto direto com a natureza como meio de aprendizagem. Pretende-se que os formandos aprendam com o ambiente natural e no ambiente natural, articulando momentos de observação, experimentação e reflexão coletiva. Experiência imersiva nas Faias (Manteigas), com exercícios práticos de observação e análise