Interculturalidade, reflexividade e ação na Educação turma T1
Apresentação
Trata-se de uma ação de formação dirigida a docentes e a profissionais da área social, com o objetivo de promover uma escola mais inclusiva. A formação centra-se na Interculturalidade na Educação “Interculturalidade, reflexividade e ação na educação”, incentivando a reflexão sobre o modo como a aprendizagem intercultural, enquanto processo transformador das práticas profissionais, pode ser potenciada em contexto escolar. Reconhece-se a importância de aprofundar o conhecimento sobre as comunidades ciganas, de forma a compreender a sua realidade sociocultural e educativa, e de promover a definição de estratégias concertadas entre os diferentes profissionais. Só assim será possível favorecer uma maior inclusão das comunidades ciganas no espaço escolar, produzindo efeitos concretos na diminuição do absentismo, no aumento do sucesso escolar e na redução do abandono escolar. A formação pretende ainda reforçar as competências dos seus destinatários, respondendo ao diagnóstico realizado no território, que evidencia a ausência de uma estratégia integrada de atuação entre profissionais com papel estratégico na integração social. Contribui, deste modo, para enfrentar problemáticas identificadas, tais como: ● Insucesso, absentismo e abandono escolar, com particular incidência em crianças e jovens ciganos; ● Persistência do estigma social e crescente fragilização das pessoas ciganas e de outros residentes nos Bairros Sociais, do Cabeço e Largo da Feira.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Os formandos que frequentem a ação deverão ser capazes de: 1. Compreender os conceitos fundamentais de interculturalidade na educação e reconhecer a sua importância para a promoção de uma escola inclusiva, aprofundando o conhecimento sobre as comunidades ciganas e as suas características socioculturais relevantes para o contexto escolar. 2. Desenvolver competências de diagnóstico e intervenção perante situações de insucesso, absentismo e abandono escolar, refletindo criticamente sobre as próprias práticas profissionais para transformá-las à luz da aprendizagem intercultural. 3. Conceber e aplicar estratégias concertadas entre docentes, técnicos e outros profissionais da área social para promover a inclusão das comunidades ciganas no espaço escolar. 4. Promover relações de respeito, cooperação e diálogo intercultural, contribuindo para a redução do estigma e para o reforço da coesão social. 5. Elaborar planos de ação em contexto escolar, orientados para a diminuição do absentismo, o aumento do sucesso educativo e a redução do abandono escolar.
Conteúdos
Clarificação conceptual A Educação intercultural e anti-racista e a cultura como prática social A relação escola-família e a mediação intercultural Mente cultural, reflexividade e ação